Formação Avançada em Urgência/Emergência (Lx)

Datas: Inicio 7 de Março de 2020. (datas completas em breve)

JUSTIFICAÇÃO

As situações de emergência exigem uma atuação rápida com base em conhecimentos científicos sólidos. Os profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) devemser detentores de capacidades e competências adequadas o que exige uma formação consolidada e atualizada,para fazer face às exigências que podem surgir a cada momento. Esta formação deverá incidir no reconhecimento do doente crítico bem como na atuação das várias situações de emergência de acordo com a legis artis.

Segundo Lockey et all (2011), dada a grande morbilidade provocada pelas múltiplas situações de emergência, é necessário que a equipa multidisciplinar detenha conhecimentos das técnicas e procedimentos de Suporte de Vidaassim como das principais patologias que exigem uma intervenção de emergência, respetivos protocolos de atuação e também cuidados pós-reanimação.

A capacidade dos elementos da equipa, a coordenação entre eles, bem como o espaço físico e os meios técnicos disponíveis, contribuem para melhorar o desempenho dos profissionais e consequentemente para melhorar o atendimento à pessoa em risco de vida e sua família.

A formação contínua traduz-se num grande desafio para os profissionais de saúde, que devem possuir uma formação para além da prevista para a generalidade dos profissionais. A evolução verificada no aumento de complexidade dos problemas de saúde dos cidadãos, exige novas tecnologias de diagnóstico e tratamento, que impõem aos enfermeiros que exercem a sua atividade profissional em unidades de urgência ou contextos de urgência, a uma constante atualização dos conhecimentos e práticas dirigidas, essencialmente, ao doente crítico.

Segundo vários autores, entre os quais Gabbott, (2004), recomendam que estes conhecimentos e competências devem manter-se atualizados com cursos de longa duração, em que constem conteúdos como: Suporte Avançado de Vida, o Suporte Avançado de Vida em trauma, organização e gestão de meios e serviços entre outros.

Consideramos importante, uma formação de longa duração sólida, creditada e ministrada por peritos nas diferentes áreas da emergência pré e intra-hospitalar e cuidados intensivos, onde a prática clínica simulada recorrendo a simuladores de alta fidelidade e a metodologias “Hands On”, com experiências de aprendizagem nas quais o aluno é o protagonista. Este, desenvolve a sua aprendizagem em atividades nas quais será necessário planear, criar, colocar a “mão na massa” e construir conhecimentos que derivem em soluções criativas para os problemas quotidianos, utilizando a capacidade de criação para resolver um problema, tornado a solução algo palpável e possível de ser aplicado no seu contexto de trabalho e assim facilitadora na aquisição de competências.

É com base nestes pressupostos que planeamos esta formação em Urgência / Emergência pré-hospitalar / intra-hospitalar, de forma a promover o desenvolvimento de competências cognitivas, psicomotoras e ético-relacionais do profissional na sua intervenção à pessoa/família em situações de urgência.


PROGRAMA

OBJETIVO GERAL

A formação de urgência / emergência visa a atualização de conhecimentos na área do doente crítico em especial em contexto de urgência / emergência, contribuindo para um melhor planeamento, execução, avaliação e gestão de cuidados em unidades de saúde.

Objetivos específicos

  • Promover atualização de conhecimentos científicos, teóricos e práticos, que fundamentam as práticas clínicas de enfermagem em situações de urgência /emergência.
  • Desenvolver e direcionar as capacidades profissionais, de forma a dar uma resposta eficaz nas situações de urgência/emergência.
  • Desenvolver competências na abordagem da pessoa em situação crítica nos diferentes contextos.
  • Contribuir para aquisição de novas competências no domínio da urgência / emergência por parte dos profissionais que desenvolvam a sua atividade nesta área.
  • Promover o desenvolvimento de competências profissionais, para uma intervenção segura e adequada em situações emergentes, que permitam alcançar elevados níveis de desempenho.
  Horas de contacto Horas de trabalho Horas Totais
Apresentação 1,5  -- 1,5
I Modelos de Organização 1.         Reconhecimento do doente critico 6 12 18
em Urgência/Emergência 2.         Sistemas de Emergência Pré-Hospitalar
  3.         Organização de recursos em emergência
II Triagem, Sistemas de informação e Novas tecnologias 1.         Triagem de Manchester 4 14 18
2.         Triagem pré-hospitalar em situações de exceção
3.         Sistemas de informação e novas tecnologias
III Cuidados à pessoa em situação crítica 1.         Curso de Abordagem da Via Aérea (CAVA) 15 30 45
2.         Curso de ventilação (CV) invasiva e não invasiva 26 53 79
1.         Curso de Eletrocardiografia 22,5 36,5 59
2.         Curso de Suporte Básico de Vida c/ Desfibrilação Automática Externa (Certificado INEM) 7,5 13,5 21
3.         Curso de Suporte Avançado de Vida 22,5 44,5 67
5.         Emergências respiratórias 14 50 64
6.         Violência doméstica intervenção no serviço de urgência
7.         Problemas cardíacos (Via Verde EAM)
8.         Problemas neurológicos (Via Verde AVC)
9.         Sepsis (Via Verde Sepsis)
10.      Cuidados à pessoa com dor aguda em situação Urgência/Emergência
11.      Abordagem ao intoxicado
12.      Administração de fármacos em situação de emergência
13.      Fluidoterapia, e hemodinâmica
IV Abordagem à pessoa vítima de trauma 1.         Via verde trauma 1,5 70 109
2.         Advanced Trauma Care Course (ATCC) 37,5
V Transporte de doentes 1.         Curso de Transporte do doente crítico 7,5 16,5 24
VI Trabalho escrito (Seminário) 1.         Realização de trabalho escrito (aplicável) 39* 74 113
VII Fórum Urgência /Emergência 1.         Apresentação dos trabalhos escritos realizados 7,5 16 23,5
VIII Simulação 1.         Simulação trabalho de equipa SE 7,5 50 80
2.         Simulação técnicas mobilização/imobilização 7,5
3.         Simulacro desencarceramento pré-hospitalar 7,5
4.         Simulação Sala emergência 7,5
IX Avaliação Final 1.         Avaliação – teórico-prática 7,5 20 27,5
Encerramento do curso 1.         Encerramento do cursoEntrega de diplomas 7    
      255 500 755

*-Acompanhamento à distância

 

DOCENTES

A coordenação do curso está partilhada entre:

  • António Amaral Prof Dr – Doutorado Gestão de Empresas: estratégia e comportamento organizacional pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Prof. Coordenador da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Mestre em Gestão e Economia da Saúde, Curso de Pedagogia Aplicada ao Ensino de Enfermagem, Estudos Superiores Especializados em Enfermagem, Especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica.
  • António Costa Enf – Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica, Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Pós-Graduado em Urgência/Emergência, Desempenha funções no Serviço de Urgência dos HUC do CHUC, Viatura Médica de Emergência e Reanimação do HG do CHUC, Helicóptero de Emergência do INEM, Formador no Centro de formação em Emergência da ARS Centro, Formador do Serviço de Formação e Aperfeiçoamento Profissional Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Formador acreditado pelo INEM em SAV. SIV e SBV DAE.

O corpo docente deste curso de Pós-graduação, é constituído por peritos nas várias vertentes da urgência e emergência e cuidados intensivos:

  • António Costa Enf – Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica, Pós-Graduado em Urgência/Emergência, Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Desempenha funções no Serviço de Urgência dos HUC do CHUC, Viatura Médica de Emergência e Reanimação do HG do CHUC, Helicóptero de Emergência do INEM, Formador no Centro de formação em Emergência da ARS Centro, Formador do Serviço de Formação e Aperfeiçoamento Profissional Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Formador acreditado pelo INEM em SAV. SIV e SBV DAE. Assistente Convidado da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
  • António Veiga Enf – Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Desempenha funções no Serviço de Urgência do H. Geral do CHUC, Viatura Médica de Emergência e Reanimação do HG do CHUC, Formador no Centro de formação em Emergência da ARS Centro, Formador do Serviço de Formação e Aperfeiçoamento Profissional Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Formador acreditado pelo INEM para SAV e SBV DAE.
  • Ana Rute – Tripulante de Ambulância de Socorro, Bombeira nos BV Condeixa, Curso de Salvamento em Grande Ângulo, Curso de Salvamento e desencarceramento, Formadora acreditada pelo INEM para Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa.
  • André Lucas Enf – Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica, Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica, Pós-Graduado em Urgência/Emergência. Desempenha funções no Serviço de Urgência dos HUC do CHUC. Formador acreditado pelo INEM para SBV DAE.
  • Helena Gomes - Técnico de Emergência pré-Hospitalar, Curso de Abordagem e Gestão de Situações de Exceção, Curso de Salvamento e desencarceramento, Bombeira nos BV Penela, Operadora de reforço CDOS, Curso de Comunicação Interpessoal, Formadora acreditada pelo INEM para Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa, Tripulante de Ambulância de Transporte, Tripulante de Ambulância de Socorro. Frequência até 3ºano da licenciatura em Psicologia, Aluna do Curso de Licenciatura em Enfermagem.
  • Dionísio Apolónio Enf – Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica, Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Desempenha funções no Serviço de Urgência do H. Geral do CHUC, Viatura Médica de Emergência e Reanimação do HG do CHUC, Formador no Centro de formação em Emergência da ARS Centro, Formador do Serviço de Formação e Aperfeiçoamento Profissional Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Formador acreditado pelo INEM para SBV DAE.
  • Luís Miguel Pereira Enf – Enfermeiro Graduado, Mestrando em Medicina de Catástrofe na Universidade do Porto. Desempenha funções na Unidade de Queimados dos HUC do CHUC, Viatura Médica de Emergência e Reanimação do HUC do CHUC. Formador no Centro de formação em Emergência da ARS Centro.
  • Maria João Tomás Enf – Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica e Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica, Pós-Graduada em Urgência/Emergência. Desempenha funções na Maternidade Dr. Daniel de Matos dos HUC do CHUC, Viatura Médica de Emergência e Reanimação do HUC do CHUC, Helicóptero de Emergência do INEM. Formador do Serviço de Formação e Aperfeiçoamento Profissional Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
  • Marta Gomes Enf – Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, desempenhou funções no Serviço de urgência do HG do CHUC, desempenha funções no Serviço de Urgência do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
  • Nuno Almeida Enf – Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica, Pós-Graduado em Urgência/Emergência, Mestrando em Enfermagem Médico-cirúrgica. Desempenha funções no Serviço de Urgência dos HUC do CHUC, Formador no Centro de formação em Emergência da ARS Centro, Formador acreditado pelo INEM para SBV DAE.
  • Nuno Figueiredo – Técnico de Emergência pré-Hospitalar, TOTE, Curso Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Curso de Salvamento em Grande ângulo, Formador de Condução de Veículos Fora de Estrada, Bombeiro adjunto de comando, Curso de Salvamento e desencarceramento, Formador acreditado pelo INEM para: Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa, Tripulante de Ambulância de Transporte, Tripulante de Ambulância de Socorro.
  • Pedro Matos Enf – Mestre e Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica, Pós-Graduado em Urgência/Emergência. Desempenha funções no Serviço de Urgência dos HUC do CHUC, Viatura Médica de Emergência e Reanimação do HUC do CHUC, Formador no Centro de formação em Emergência da ARS Centro, Formador do Serviço de Formação e Aperfeiçoamento Profissional Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Formador acreditado pelo INEM para SAV e SBV DAE.
  • Ricardo Conceição Enf – Pós-Graduado em Urgência/Emergência, Pós-Graduado em Gestão Empresarial das Instituições de Saúde. Desempenha funções no Serviço de Urgência dos HUC do CHUC, Viatura Médica de Emergência e Reanimação do HUC do CHUC, Formador do Serviço de Formação e Aperfeiçoamento Profissional Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Formador acreditado pelo INEM para SBV DAE.
  • Susana Rodrigues Enf – Enfermeira Especialista em Saúde materna e Obstétrica. Desempenhou funções no Serviço de urgência dos HUC do CHUC, desempenha funções no Bloco de Partos da Maternidade Bissaya Barreto do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Contamos ainda com formadores convidados, peritos em temas e áreas especificas.

 

CONDIÇÕES

 

CONDIÇÕES DE CANDIDATURA:

  • Preenchimento de ficha de candidatura;
  • Comprovativo do Certificado ou Diploma do Curso de Licenciatura Enfermagem
  • Síntese curricular (modelo europass ou similar).
  • Pagamento de taxa de 25€, por transferência bancária, cheque ou vale postal.

CANDIDATURAS ATRAVÉS DE INTERNET

CRITÉRIOS DE SELECÇÃO POR ORDEM DE PRIORIDADE:

1. Documentação referida nas condições de candidatura em ordem;

2. Ordem de chegada à Formasau (carimbo do correio ou data do e-mail);

3. Apreciação da síntese curricular.

 

MATRÍCULA:
É oficializada mediante o pagamento de 50€

 

Duração: 755 horas (216 horas de sala de aula + 39 realização de trabalho escrito + 500 horas de trabalho do formando)


Horário: 09 às 13h e das 14h às 17:30h – Sábados


Local: Escola Profissional Gustave Eiffel – Campus Lumiar –

Alameda das Linhas de Torres, 179

1750 – 142 Lisboa

 

PROPINAS: 


Pagamento único: 1600€ ou 8 propinas de 225€/cada

800x600 Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4