THE NURSING STRESS SCALE: DESENVOLVIMENTO DA VERSÃO PORTUGUESA DA ESCALA
José Manuel Oliveira dos Santos(1)
Zélia de Macedo Teixeira(2)
Resumo
Fundamento:
Processo de adaptação transcultural e de validação da escala Nursing Stress Scale.
Métodos e Resultados:
O processo iniciou-se com a adaptação transcultural da Nursing Stress Scale. Da tradução da escala (por duas enfermeiras de língua materna inglesa que já há alguns anos exercem a sua actividade em Portugal), seguida da retrotradução (efectuada por duas docentes do ensino superior da área da língua inglesa), e de um pré-teste (junto de 30 enfermeiros) surgiu uma primeira versão da Nursing Stress Scale para a realidade portuguesa.
Depois de lançada a versão adaptada para português, verificou-se a sua validade através de diversos testes de fiabilidade. Testaram-se as respostas de 107 enfermeiros, de cujos resultados se destacam os valores das correlações item-item e item-total, dos coeficientes alfa de Cronbach assim como dos do alfa de Cronbach item-restante e da metade-metade de Spearman-Brown e metade-metade de Guttman.
Finalmente, verificou-se a estabilidade temporal da escala, pela aplicação do teste de Mann-Whitney após lançamento da mesma, passados dois meses, a 57 dos anteriores 107 enfermeiros.
Conclusão:
Analisados os resultados à luz da revisão bibliográfica efectuada, pode-se considerar válida a versão portuguesa estudada, que poderá assim vir a ser usada entre os enfermeiros que exercem a sua actividade em Portugal, e à qual se chamou ESCALA DE STRESS PROFISSIONAL DOS ENFERMEIROS.
Palavras-chave: Adaptação transcultural; Escala; Stress profissional; Enfermeiros
(1) Licenciado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca, Coimbra. Mestre em Ciências da Enfermagem, pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Universidade do Porto. Doutorando em Ciências Sociais, na Universidade Fernando Pessoa, Porto.
(2) Licenciada em Psicologia Clínica, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Mestre em Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho. Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho.