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ENSINO ESTRUTURADO AO DOENTE CORONÁRIO

Ana Paula Pereira, Elsa Maria Almeida, Fernanda Lameirão, Maria Helena Viana (Enf. Graduadas/Licenciadas da UCIC do CHVR-PR, Centro Hospitalar de Vila Real – Peso da Régua)
Artigo recepcionado em 2003.

RESUMO
Tendo presente que o ensino ao doente e família é uma responsabilidade ética e legal do enfermeiro e convictos da importância do ensino estruturado ao doente coronário, a equipa de enfermagem da Unidade de Cuidados Intensivos Coronários (UCIC) do Centro Hospitalar de Vila Real – Peso da Régua (CHVR-PR), propôs-se analisar de forma crítica a sua actuação educativa numa perspectiva de resolução das situações-problema. O diagnóstico da situação relativo ao processo de ensino revelou alguns factos importantes que deram origem a um projecto de ensino estruturado ao doente coronário que contemplou a criação e implementação de um plano de ensino estruturado e de um guia de orientação, com início no 2º semestre de 2000. Com este artigo pretende-se apresentar os princípios orientadores do ensino ao doente coronário no contexto da UCIC e, em particular, dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela equipa de enfermagem nesta
unidade.