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Revista Investigação em Enfermagem (2001), nº4 - Agosto: 12-19
DIÁRIOS DE APRENDIZAGEM - PROMOÇÃO DA REFLEXÃO NA PRÁTICA CLÍNICA**

ESPERANÇA GAGO ALVES PEREIRA (*)

Palavras chave: Aprendizagem reflexiva; Promoção da reflexão; Diários de aprendizagem; Experiências significativas.

Resumo:
A aprendizagem no ensino de enfermagem deve enquadrar-se numa aprendizagem reflexiva. Um estudo descritivo de análise qualitativa/interpretativa teve como objecto, os alunos da Escola Superior de Enfermagem Calouste de Gulbenkian de Braga. A estratégia por nós utilizada para a promoção da reflexão durante a aprendizagem na prática clínica foram os diários de aprendizagem. Constatamos que os diários de aprendizagem motivam o esclarecimento de ideias ou acontecimentos confusamente experienciados, já que a escrita funciona como um mediador da reflexão da acção. Bem como nos sugere que as experiências significativas, surgem a partir da observação e da consciencialização das acções através da reflexão e ao promover a reflexão através da experiência, também favorece a articulação entre teoria e prática.

* Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem de Calouste Gulbenkian (Braga). Com o Curso de Enfermagem de Reabilitação, Pós-graduação em Ciências da Educação (Univ. Aveiro); Mestre em Ciências de Enfermagem (Univ. do Porto - ICBAS).
** Síntese de trabalho de investigação realizado no 3º Curso de Mestrado em Ciências de Enfermagem da Universidade do Porto no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar.