New item
DAE
dgert
ordem

Índice do artigo

Investigação em
Enfermagem nº 15

Fevereiro 2007

 

EDITORIAL

Com a edição deste número da RIE entramos no oitavo ano de vida da revista. Este é o número 15. Desde Fevereiro de 2000 a RIE sai semestralmente sem interrupções e com regularidade. Nos catorze números anteriormente editados publicaram-se 89 artigos de 171 autores.
Em cada número da RIE, publicam-se 5 a 8 artigos com uma média de 6,36 por número. Os autores surgem no mínimo de 7 e máximo de 22 por revista com uma média de 12,21 por número.
Dos 171 autores que publicaram na RIE, 107 são do sexo feminino e 64 do sexo masculino, 167 são nacionais e 4 são estrangeiros, 152 são enfermeiros e 19 profis­sionais detentores de outros saberes.
O conjunto dos números anteriores perfaz 966 páginas, com uma média de 69 páginas por número entre o mínimo de 52 e máximo de 84 páginas por revista.
Dos artigos publicados, 57 são de um autor, 11 de dois autores, 7 de três autores, 14 de quatro e mais autores. O tamanho médio dos artigos publicados situa-se em pouco mais de dez páginas por artigo.
Dos 89 artigos publicados, 81 são de investigação e 8 de revisão. Os oito artigos de revisão abordam sobretudo a revisão de metodologias, os outros oitenta e um artigos, apresentam sínteses de investigação em áreas e temas como: educação e ensino (16); administração e gestão (3); problemas profissionais (11); idosos (4); reabilitação (5); saúde infantil (5); saúde comunitária (2); saúde mental (8); médico-cirúrgica (17); saúde materna (6); outras (4).
A RIE edita-se desde o primeiro número com os artigos acompanhados de um resumo e de palavras-chave, sendo que desde o número 6 o resumo, as palavras-chave e o título são editados também em língua inglesa.
Publica-se desde o primeiro número em papel reciclado.
A RIE encontra-se desde o número 9, presente na Latindex, um sistema de infor­mação on-line para revistas científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Encontra-se ainda desde o presente número disponível na CUIDEN, uma base de dados de enfermagem em espanhol, da Fundação Índex, que inclui a produção científica da enfermagem espanhola e ibero-americana tanto de conteúdo clínico assistencial em to­das as especialidades, como com enfoque metodológico, histórico, social e cultural.
Com a edição deste número a RIE apresenta-se com um novo formato e um novo arranjo gráfico. Procurámos melhorar tornando mais fácil e mais agradável a leitura dos artigos. As opções gráficas introduzidas, acompanham a inovação do design grá­fico e tomam actualidade na combinação entre linhas abertas e arejadas e pequenos toques de classicismo.
Esperamos com o presente número responder às expectativas e ir mais uma vez ao encontro dos nossos leitores.

Paulo Queirós