Pedagogia no Ensino Superior
Autor:Manuel Chaves
Editora: FORMASAU
Ano: 2010
SUMÁRIO
Prefácio
Introdução
O ensino superior: Desafios presentes e expectati vas futuras
O Processo de Bolonha
Vivências pedagógicas dos docentes do ensino superior: Do conhecimento à competência
O código pedagógico de qualidade no ensino superior: O modelo proposto por Miguel Zabalza (QOVPDES)
Conclusão
Prefácio
Ao longo de todo o livro, somos convidados a reflectir e actuar, respectivamente, a autoavaliar as nossas competências didáctico-pedagógicas e a auto-reformular o nosso desempenho, gerando ciclos sucessivos de melhoria pedagógica, de maior auto-eficácia e mais satisfação pessoal.
Nesta obra também somos provocados pelo seu autor quando, entre outras passagens, diz, referenciando Zabalza (2004): “Sempre foi difícil ensinar. Porém se já era difícil ensinar quando só havia que ensinar agora muito mais difícil será, porque ensinar implica também facilitar a aprendizagem dos estudantes”.
É que actualmente, talvez mais do que nunca, é necessário combater a tradicional passividade dos estudantes (que actuam demasiadas vezes comose aprender fosse um desporto que se pratica na bancada); é necessário implementar estratégias de ensino que envolvam mais consciente e activamente os estudantes (pois ensinar também não pode mais ser entendidocomo uma modalidade desportiva que não tem atletas, só tem treinador);e é necessário aumentar a interacção entre os actores do palco académico (entre docentes, entre discentes e entre docentes e discentes).
Maria do Rosário Pinheiro
Docente da Universidade de Coimbra - FPCEUC