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GESTÃO E CONTROLO DA DOR NO SERVIÇO DE URGÊNCIA - REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Pain management and control in the emergency department – ​​Systematic literature review
Manejo y control del dolor en el servicio de urgencias – Revisión sistemática de la literatura
Luís Miguel Mendes Canas; Pedro Alexandre dos Santos Ribeiro; Catarina Alexandra de Sousa Cavaleiro; João Daniel Carvalho Borges

PASSAGEM DE TURNO: CARACTERÍSTICAS, VALORIZAÇÕES E PAPEL DO ENFERMEIRO GESTOR
Nursing handover: characteristics, valuations and role of the nurse manager
Cambio de turno: características, valoraciones y rol del enfermero gerente
Ana Matos; António Marques; Rosa Melo

PERCEÇÃO DOS ENFERMEIROS SOBRE A SUA PREPARAÇÃO NA RESPOSTA HOSPITALAR EM SITUAÇÕES DE CATÁSTROFE (DPET-PT)
Nurses’ perception about their preparedness in the hospital response in disaster situations (DPET-PT)
Percepción de los enfermeros sobre su preparación en la respuesta hospitalaria en situaciones de desastres (DPET-PT)
Octávio Ferreira Duarte; Rita Alexandra Antunes Fernandes Duarte; Verónica Rita Dias Coutinho

O REIKI NO CONTROLO DO STRESSE E DA ANSIEDADE EM ENFERMEIROS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Reiki in the control of stress and anxiety in nurses:an integrative literature review
Reiki en el control del estrés y la ansiedad en enfermeras:una revisión integrativa de la literatura
Nuno Salgado; Daniela Mota; João Murta; Pedro Monteiro; Rosa Cristina Correia Lopes

PROTOCOLO PARA UMA SCOPING REVIEW - ESTRATÉGIAS DE SUPERVISÃO CLÍNICA EM ENFERMAGEM UTILIZADAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROTOCOLOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Protocol for a Scoping Review - Clinical supervision strategies in nursing used in the implementation of protocols in health services
Protocolo para una revisión de alcance - Estrategias de supervisión clínica en enfermería utilizadas en la implementación de protocolos en servicios de salud
Vera Mónica de Sousa Teixeira; Cátia da Conceição Sousa Meireles; Porfírio da Silva Santos

EDITORIAL
Doutoramento em Enfermagem

A produção e a translação de conhecimento são essenciais para a construção da enfermagem como área científica e profissão, e para o seu devido reconhecimento. A rápida evolução de novos desafios e paradigmas societais, implicam uma atualização permanente de competências na área da investigação, que sustentem as práticas de enfermagem e contribuam ativamente para um melhor nível de saúde e qualidade de vida dos nossos cidadãos.
Neste contexto, tivemos recentemente uma EXCELENTE notícia que decerto será uma mais valia, a médio e longo prazo, para a criação de condições e recursos fundamentais, para que a enfermagem continue a desenvolver-se, e a contribuir ativa e sustentadamente para a melhoria das diversas prioridades de saúde.
Estamos a falar da aprovação do um novo “Doutoramento em Enfermagem”, acreditado por um período de seis anos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e registado, em 16 de maio, pela Direção-Geral do Ensino Superior. De fato, é com enorme regozijo que constatamos a criação desta formação avançada, resultante da parceria entre a Universidade de Coimbra e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, que se inicia já no próximo ano letivo 2022-2023, tendo já decorrido a Fase 1 de candidaturas, sendo a 2ª Fase de 1 a 13 de setembro de 2022.
O plano de curso, publicado em Despacho n.º 8220/2022, de 6 de julho, prevê 1.620 horas de trabalho anuais, respeitantes a 60 ECTS por ano, terá a duração de quatro anos e um total de 240 créditos ECTS, sendo 215 ECTS dedicados à área da enfermagem e 25 à da saúde. No primeiro ano, os candidatos a Doutor em Enfermagem terão de cumprir uma fase teórica e entregar o Projeto de Tese de Doutoramento. Os três restantes anos são destinados à elaboração da tese que conduzirá à atribuição do grau de Doutor em Enfermagem.
Todos os licenciados e mestres em enfermagem ou equivalente, e detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante e reconhecido para a realização deste ciclo de estudo, tem agora mais uma oportunidade a nível nacional de desenvolvimento de competências de alto nível na produção e translação de conhecimento em enfermagem.
Parabéns à iniciativa da Universidade de Coimbra e à Escola Superior de Enfermagem de Coimbra! Felicidades aos futuros Estudantes!

Arménio Cruz (Corpo Editorial, RIE)