A Criança, o Sono e a Escola
ISBN: 972-8485-53-0
Autora: Rosa Maria das Neves Mendes
Nº de Páginas: 214
Formato: 15 X 21 cm
Editora: Formasau
Ano de edição: 2005
O presente livro, com o título \\\\\\\"A Criança, o Sono e a Escola\\\\\\\", aborda um problema actual, de forte interesse para a comunidade científica, técnica e para a comunidade em geral. Os principais beneficiários deste livro serão médicos, enfermeiros, pais, educadores e administradores de instituições de saúde e de educação.
Trata-se de um livro de fácil leitura. Respeita a máxima anglo-saxónica cut and short, descodifica os termos técnicos de modo simples e directo, sem contudo perder precisão.
De facto, o conteúdo é extremamente rigoroso tanto ao nível conceptual, como ao nível metodológico.
A estrutura global do livro revela uma sequência lógica e integradora. Com efeito, no enquadramento teórico a autora começa por apresentar as noções de base, com definições e propriedades fundamentais no domínio pouco conhecido e nada fácil da cronobiologia (Capítulo 1), descreve a maturação do ciclo do sono e da vigília desde a idade fetal até à adolescência (Capítulo 2), relacionando as propriedades deste ciclo com a estrutura global dos ritmos da criança (Capítulo 3) e com os ciclos temporais nas escolas (Capítulo 4), e conclui com um quinto capítulo acerca dos métodos de avaliação da aprendizagem.
No estudo empírico há um capítulo dedicado à Metodologia, outro dedicado à apresentação dos Resultados e outro relativo à Discussão dos mesmos. Em todos eles, o rigor técnico é elevado. Outros investigadores poderiam ter optado por análises diferentes, mas, tendo em conta os objectivos do estudo, as análises efectuadas, para além de metodologicamente correctas, foram suficientes. Finalmente, apresenta uma lista de fontes bibliográficas adequada e actualizada.
O estudo envolveu uma amostra de 135 crianças, 57 rapazes e 78 raparigas, com 10 a 13 anos de idade, entre os 3º e 7º anos de escolaridade, avaliados no Centro de Saúde de Oliveira do Bairro e nas respectivas Unidades de Saúde.
O problema discutido é de extrema relevância, nomeadamente o efeito do cruzamento das variáveis \\\\\\\"tipo diurno\\\\\\\" (matutino/vespertino), \\\\\\\"tempos lectivos\\\\\\\" e \\\\\\\"sonolência\\\\\\\" na variável \\\\\\\"rendimento escolar\\\\\\\". Dos resultados obtidos, o mais interessante tem a ver com o facto de a sonolência estar associada a um mau rendimento escolar, e as crianças com problemas de aprendizagem são em maior número entre os vespertinos.
Este resultado é semelhante ao encontrado em estudos efectuados em Portugal e em outros países, muitos deles referidos pela autora no livro, pelo que deverá ser tido em conta nas decisões ao nível do planeamento e da administração em educação. De facto, os estudos sugerem que quando os horários não são compatíveis com o tipo diurno, sobretudo nos vespertinos, a sonolência diurna interfere negativamente com a qualidade da aprendi-zagem.
O trabalho que resultou neste livro foi muito difícil de executar, por três razões: (1) o tema é de difícil abordagem empírica, em virtude do grande número de variáveis envolvidas, do difícil acesso à amostra e da elevada mortalidade sujeito, (2) a informação disponível relativamente à relação entre o sono e o rendimento escolar em crianças é parco e disperso (é um tema emergente) e (3) a autora teve de o executar trabalhando em simultâneo.
Apesar de tudo, a autora conseguiu a proeza de integrar de modo rigoroso e simples toda a informação dispersa, o que facilitará o trabalho de pesquisa de futuros investigadores interessados por este domínio do conhecimento. Assim, este livro também interessará a estudantes de enfermagem, de medicina e de educação.
A Mestre Rosa Maria das Neves Mendes, autora do presente livro, é Enfermeira Graduada em Administração dos Serviços de Saúde e Enfermagem Oncológica, a trabalhar no Centro de Saúde de Oliveira do Bairro, sendo enfermeira desde 1994, isto é, há 11 anos. Licenciou-se em Enfermagem em 2001 pela Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca (Coimbra) e obteve o grau de Mestre em Administração e Planificação da Educação, pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (Porto), em 2005.
Não posso terminar o prefácio a este livro sem referir as qualidades pessoais e científicas da autora, que pude conhecer ao longo de todo o processo de orientação dos trabalhos que conduziram a este livro. Com efeito, a Drª Rosa Neves é uma pessoa extremamente responsável, com elevada capacidade de trabalho individual e em equipa, muito rigorosa e dedicada, afável, extremamente zelosa e possuidora de uma grande honestidade intelectual que deve caracterizar todo o cientista.
Assim sendo, este livro é uma obra de qualidade que pode ser recomendada como um bom complemento de biblioteca.
PREFÁCIO