SUPERVISÃO, QUALIDADE E ENSINOS CLÍNICOS: QUE PARCERIAS PARA A EXCELÊNCIA EM SAÚDE?
ISBN: 972-8485-35-2
Autor: Wilson Correia Abreu
A enfermagem reconhece, desde Rufaidah bit Sa´ad e Ummu Haram , que a qualidade da sua resposta ás exigências sociais está dependente das aprendizagens em contexto clínico. A investigação produzida nos últimos anos veio confirmar esta evidência empírica, facultando um conjunto de ferramentas teóricas e metodológicas que permitem equacionar e situar os contornos do processo de aprendizagem em situação clínica.
A clínica é um espaço insubstituível de transformação de conhecimentos e aquisição de processos de reflexão na e sobre a acção. A aprendizagem em contexto clínico é uma actividade que , sendo cognitiva, é madiada por factores de ordem cultural, situacional, psicológica e mesmo biológiva,que implicam mudanças a nível do comportamento observável, auto-conhecimento e definição de uma \" estratégia pessoal\" de processar a informação.
Para além da criscente curiosidade científica em torno desta área de estudo, as novas realidades que caracterizam os sistemas de saúde colocam ás Escolas e ás instituições de saúde novos e crescentes desafios.