Índice do artigo

Sinais Vitais nº 3
Maio 1995

SUMÁRIO

Editorial:

Noticias

Entrevista: Outra Experiência
Enfermeira Margot Phaneuf

Essencial sobre...
Implantofix - Cuidados a ter

Folha Técnica
Algaliação Vesical

Opinião: Pensar Enfermagem
Maria da Conceição Saraiva da Silva Coata Bento

Autoconceito da Mulher mastectomizada - Actuação do Enfermeiro
Deolinda Lopes Duarte

Infecção HIV e SIDA: Problemas Sociais, Éticos e Juridicos
João Dimas Pinto Baldaia

O Enfermeiro na ajuda à família com um doente terminal
Clara da Assis Araújo Gomes

Cuidados de enfermagem no sono
José Manuel Braz Veiga

Consequências do trabalho por turnos
Arménio Guardado Cruz; Carlos Fernandes da Silva

O desportista com entorse do tornozelo. Aspectos de reabilitação
Carlos Alberto Andrade Margato

Vivências
Na Lunda em Terra de Diamantes


EDITORIAL
UM SABER A CRESCER...

Na sociedade em geral e na comunidade técnico-cientifica de enfermagem, o aumento da importância do saber é sinal de mudança dos tempos.
As mudanças sucedem-se, suportadas num conhecimento de valor acrescidamente aumentado. Sinais Vitais pretende assumir-se como tributária de um espaço de conceptualização e aumento de capacidades, conducentes a momentos individuais e/ou institucionais de formação, cada vez mais adequados, às necessidades especificas da área de trabalho - a Saúde.
A crescente adesão, de enfermeiros de todo o pais, ao projecto Sinais Vitais, lendo, assinando e enviando opiniões, experiências e estudos, é a resposta de creditação dum projecto, que procura ser vivo, interventivo, útil, fundamentado.
A Enfermagem tem um lugar nuclear na equipa de Saúde, onde deve intervir em qualidade, com permanente mudança de atitude, numa perspectiva de Excelência.
Em cada uma das áreas de especialidade em enfermagem, existem importantes intervenções que podem ser padrão para os cuidados ou referência para novos estudos. A prova são os muitos trabalhos que nos tem chegado de vários pontos do pais, os quais empenhadamente agradecemos e continuamos a aguardar.
A elevada adesão de enfermeiros, a 24 e 25 de Março, em Lisboa, respondendo ao apelo de divulgação da Sinais Vitais e o calor de cada um dos contactos, nas dezenas de Hospitais visitados e encontros científicos frequentados, de norte a sul do pais, são a prova de que o projecto científico, resultante da iniciativa de alguns, é hoje dos enfermeiros portugueses do todo nacional.
Procuraremos manter toda a nossa vitalidade, ampliando a qualidade da Sinais Vitais, de forma que ela mantenha uma relação pioneira de saber e de desenvolvimento em qualidade na Enfermagem.
A publicação do numero três é pretexto para avaliação, que esperamos mereça o contributo de todos os assinantes e leitores.
Na passagem do aniversário queremos oferecer a revista que responda ao desejo e necessidades de quem faz da Sinais Vitais a sua revista.
Divulga a Sinais Vitais.
A afirmação da sua vitalidade é a prova da capacidade científica dos enfermeiros.

Amilcar Henriques Lopes de Carvalho