PERFIL DE SAÚDE VOCAL DOS PROFESSORES DA PENÍNSULA DE SETÚBAL
José Manuel da Silva Vilelas Janeiro
Professor Adjunto de Enfermagem, Escola Superior de Saúde Egas Moniz em Almada / Mestre em Saúde Escolar e Doutorado em Novos Contextos de Intervenção Psicológica em Educação, Saúde e qualidade de Vida
Resumo
Em determinadas profissões, a voz representa um dos principais instrumentos de trabalho e, neste caso, torna-se fundamental possuir o conhecimento sobre a produção vocal bem como, sobre os cuidados necessários para manter uma voz sempre saudável.
A docência é uma destas profissões. Sabe-se, que existe uma grande incidência de alterações vocais em professores, que, muitas vezes, interferem na prática diária de transmitir os conteúdos através da voz. Objectivo: Analisar a saúde vocal nos professores
do 3º ciclo da península de Setúbal. Métodos: Neste estudo aplicou-se um questionário a 726 professores, que incluía o Questionário de Carga Psíquica e o Inventário de Burnout de Maslach. Resultados: Os professores que evidenciaram menos factores etiológicos de distúrbio vocal tendiam a adoptar menos hábitos vocais inadequados; os professores que possuíam uma maior carga psíquica tendiam a apresentar mais hábitos vocais inadequados e os professores com um elevado nível de burnout apresentavam uma maior carga psíquica.
Conclusões: Fica evidente, que os cuidados que os professores têm com a sua voz não são realizados de forma preventiva. A promoção da saúde ao nível da prevenção primária seria o ideal para evitar as práticas vocais inadequadas e as possíveis alterações vocais. Há necessidade de assistência à saúde vocal e de informações sobre os conhecimentos básicos e essenciais para a boa qualidade vocal, para que esses profissionais possam prevenir e maximizar seu principal instrumento de trabalho - a voz.
PalaVras-Chave: Saúde Vocal; Professores; Carga Psíquica; Burnout; Hábitos vocais inadequados.