TEORIA DAS TRANSIÇÕES APLICAÇÃO PRÁTICA NUM ADOLESCENTE SUBMETIDO A UM CARDIODISFIBRILHADOR IMPLANTÁVEL
Sandra Maria da Cruz Pestana
Enfermeira com especialidade em Enfermagem de Reabilitação a exercer funções na Unidade Intermédia de Cardiologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho, EPE
RESUMO
O modelo biomédico, com o foco em sinais e sintomas e aspectos patológicos, continua a dominar a actuação de Enfermagem. Dal Pai & Lautert (2005), enfatizam que os profissionais de Saúde, no geral, privilegiam a evolução tecnológica e a precisão nos procedimentos em relação às necessidades psicoespirituais do Ser Humano. Torna-se imperativo um esforço consciente no sentido de preservar a humanização dos cuidados de Enfermagem ao nível clínico, administrativo, da educação e da investigação.
A criação de teorias na Enfermagem foi um passo que reflectiu o movimento da profissão em busca da autonomia e da delimitação da sua acção. Os referenciais teóricos ajudam a garantir a qualidade dos cuidados de Enfermagem, uma vez que promovem a sua identidade profissional como Ciência com um corpo de conhecimentos autónomo. Partindo de uma explanação simples, mas que se pretende a mais rigorosa possível, para a exposição dos pressupostos da Teoria das Transições de Afaf Meleis, será efectuada uma análise aos conceitos aceites como constituintes da mesma, seguida da aplicação a um caso clínico concreto: um adolescente hospitalizado submetido à colocação de um cardiodesfibrilador implantável (CDI).
Palavras-Chave Teoria das transições; Cardiodesfibrilador implantável