Índice do artigo

 

A Dialéctica Teoria / Prática – Um Paradigma na Formação em Enfermagem

Autor: António Reis do Arco

RESUMO

A formação em enfermagem baseia-se num processo de alternância, entre formação teórica ou teórico-prática, normalmente desenvolvida na organização escolar, mais ligada à aquisição de competências cognitivas, e momentos de formação práticos, essencialmente nas organizações de saúde, onde essas competências cognitivas se associam a competências funcionais, exponenciadas pela prestação de cuidados aos utentes dos serviços de saúde.

Palavras-chave: Teoria; Prática; Formação; Enfermagem; Saberes.

INTRODUÇÃO

Nas profissões ligadas à saúde a formação assume uma importância determinante, pois numa actividade em actualização constante, face às inovações técnico-científicas do mundo contemporâneo, é fundamental estabelecer processos que privilegiem o pensamento reflexivo e promovam o acesso a saberes próprios, cuja transmissão é essencialmente “comunicável na sua integralidade apenas no interior do grupo de ‘oficiantes do mesmo ofício’” constituindo “um elemento estruturante da profissão, enquanto tal.” (Sarmento 1994: 55). A enfermagem tem sofrido transformações socioprofissionais e identitárias, construindo uma autonomia pela demarcação social e científica do poder médico, assumindo-se como um grupo profissional essencial nas organizações de saúde. Neste processo “a formação ocupa um estatuto de relevo, na medida em que facilita a visibilidade dos saberes práticos da profissão e traduz o processo de problematização das práticas profissionais, fundamentais para a demarcação social e científica da profissão.” (Abreu 1997: 149).A formação tem constituído o baluarte em que se fundamenta o crescimento e afirmação profissional da enfermagem, permitindo a estruturação e consolidação de saberes que lhes são próprios, estimulando simultaneamente o desenvolvimento de competências, a nível cognitivo, afectivo e motor, que possibilitam o efectivo estabelecimento de um campo de intervenção específico, no contexto multidisciplinar dos serviços de saúde.

...=...