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A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA NA PRÁTICA CLÍNICA

Maria Augusta Gomes Alves Ferreira
Licenciada em Enfermagem

INTRODUÇÃO

A avaliação é considerada, hoje, como ponto de partida privilegiado para o estudo do processo ensino-aprendizagem. Quanto mais pesquisamos sobre o assunto, mais tomamos consciência do tema e da nossa ignorância, questionamos o nosso saber pondo em causa as nossas certezas.
Avaliar para quê? Porquê? Com que finalidade?
Sabendo que a avaliação é um elemento crítico da escola contemporânea e considerada um elemento intrínseco ao currículo, constitui o principal instrumento que, não só proporciona a leitura da positividade ou negatividade do seu processo de desenvolvimento, como permite reestruturações e/ou remediações, que vão facilitar ou criar condições para o seu sucesso.
É o espaço onde se cruzam e integram todas as componentes do currículo. É na Lei de Bases do Sistema Educativo que se consagram os princípios orientadores que determinam o modelo de avaliação. Neste sentido, o sistema educativo deve ser capaz de responder aos apelos que os novos tempos colocam, de forma a preparar as nossas crianças e jovens a construírem o seu próprio futuro, dando-lhes condições para realizarem com sucesso, a sua educação escolar.