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MODELO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL ALGUNS TÓPICOS PARA REFLEXÃO
PAULO JOAQUIM PINA QUEIROZ
Professor Coordenador ESEnfC

Um Modelo de Desenvolvimento Profissional (MDP) com “Exercício Profissional Tutelado” (EPT) e “Desenvolvimento Profissional Tutelado” assentará, forçosamente, naquilo que se entender por enfermagem.
Coexistem visões diferenciadas do que é a enfermagem, sobretudo baseadas em visões filosóficas, com diversas nuances, mas estou em crer com denominadores comuns muito estabilizados.
A perspectiva que hoje se tem dos modelos e teorias de enfermagem é plural e instrumental, no sentido de todas (as que realmente são significativas) aportarem visões, conceitos/linguagem específica e propósitos (missão) enriquecedores da prática profissional.
A esse propósito sintetiza Cruz (in Braga & Silva, 2011) “actualmente não se espera que os enfermeiros «escolham» uma teoria para orientar suas práticas; não se espera que as organizações «escolham» uma teoria para orientar o processo de enfermagem. Com o aumento da complexidade das acções e do contexto do cuidado à saúde, e com o reconhecimento da importância do cuidado à saúde, e com o reconhecimento da importância de integrar as perspectivas das pessoas de quem cuidamos às decisões do cuidado, o enfermeiro deve ser capaz de transitar por diferentes teorias de enfermagem. Admite-se, hoje, que diferentes situações de cuidado podem requerer do enfermeiro distintas perspectivas para orientar suas acções.”
Mas também Leininger já afirmava em 1969 “Não há, sem dúvida, qualquer teoria, qualquer modelo, qualquer quadro conceptual que pudesse pretender legitimar o exercício profissional dos cuidados de enfermagem.