DO PERFIL DE SAÚDE À INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NAS CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
Ana Filipa Cavaleiro Pascoinho
Licenciada em Enfermagem.
Eliana Figueiredo Correia
Licenciada em Enfermagem.
Inês Alves Duarte
Licenciada em Enfermagem.
Resumo
A opinião que cada pessoa tem sobre a sua saúde é um indicador para a sua avaliação. Para Veríssimo (1991), a criança em idade escolar, já tem habilidades cognitivas que lhe permitem distinguir as suas ideias das de outras pessoas e a expressá-las verbalmente.
Este estudo tem como objectivos: conhecer a percepção de saúde e bem-estar das crianças dos 8 aos 11 anos do concelho de Miranda do Corvo e analisar variáveis de contexto. É um estudo descritivo- correlacional que não visa generalizar resultados mas, intervir em educação para a saúde nas crianças em função da avaliação do perfil de saúde efectuado.
A partir dos resultados obtidos delineámos uma proposta de intervenção adequada ás necessidades mais prementes do ano identificado. Recorremos ao questionário, QSBE-C, de Rodrigues (2005), aplicado a uma amostra de 99 crianças do 3º, 4º e 5º de escolaridade no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo.
Palavras-chave:
Perfil de saúde, intervenção em contexto, Modelo de planificação de “PIDICE”