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Revista Investigação em Enfermagem (2007). Fev.: 4-23
Reconhecer a problemática da infecção VIH/SIDA para agir

MARIA JOÃO PINTO MONTEIRO(*); JOSÉ VASCONCELOS RAPOSO(**)

Reconhecendo que a implementação de estratégias direccionadas para os mais jovens tem surgido como um vector fundamental à regressão da epidemia, o objectivo primor­dial deste estudo consistiu em avaliar os conhecimentos, as atitudes e crenças face ao VIH/SIDA dos jovens do distrito de Vila Real, que frequentavam os 10º, 11º e 12º anos de escolaridade e, deste modo, apresentar-se como uma contribuição para o aperfeiçoamento das intervenções preventivas.
Para esse propósito foi utilizada uma amostra estratificada por sexo e ano de escolari­dade, constituída por 1.152 estudantes, dos quais 480 eram do sexo masculino e 672 do sexo feminino. Para a recolha de dados, utilizou-se um inquérito estruturado com base nas recomendações do documento Research Package on KAbP-Knowleddge, Attitudes, beliefs and Practices.
Constatou-se que a maioria dos estudantes não referiu actividade sexual (67.7%). Dos estudantes que mencionaram já ter tido relações sexuais, 49.3%, eram do sexo masculino e 20.2% do sexo feminino. Quanto ao número de parceiros sexuais tidos durante a vida, pre­dominou, para o sexo feminino, um parceiro sexual, enquanto para o sexo masculino mais de três parceiros sexuais. Apesar da maior parte dos estudantes ter utilizado preservativo durante as relações sexuais e ter referido conhecimentos sobre este método de prevenção, foi de sublinhar que alguns não referiram a sua utilização (14.5%). Os estudantes revela­ram um bom nível de conheciemntos sobre o VIH/SIDA e uma subvalorização do rsico.
Como nota de síntese, queremos sublinhar o valor inegável da Promoção da Saúde em contexto escolar, como forma de assegurar o desenvolvimento saudável dos jovens, quan­do tem como pressupostos estruturantes o processo de capacitação do ser humano para agir e intervir no decurso da sua vida.

Palavras-chave: VIH/SIDA, Jovens, Promoção da Saúde

(*) Professora-Adjunta na Escola Superior de Enfermagem de Vila Real. Doutorada em Ciências Humanas e Sociais - Ciências da Educação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
(**) Professor Catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.