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Revista Investigação em Enfermagem (2007). Fev.: 24-37
Motivação profissional, qualidade de cuidados percepcionados e satisfação dos utentes

Professional Motivation, Perceived Care Quality and Satisfaction of Users

MARGARIDA TEODORA S. DO CARMO(*)

O presente estudo tem como principal objectivo relacionar a Motivação Profissional dos Enfer­meiros do Centro Hospitalar do Médio Tejo com a Qualidade de Cuidados Percepcionada e Satis­fação dos Utentes, ao nível dos Serviços de Urgência. Este Centro Hospitalar é constituído por três Unidades Hospitalares: Abrantes, Torres Novas e Tomar.
A metodologia utilizada foi o questionário. Foi aplicado um questionário de aplicação directa ao Universo de Enfermeiros dos Serviços de Urgência, num total de 62. Os questionários foram realizados entre 1 de Setembro e 15 de Novembro de 2003. Um outro questionário, de aplicação indirecta, foi aplicado a uma amostra aleatória de Utentes, utilizadores dos serviços de Urgência (35 por Unidade Hospitalar). Os questionários foram aplicados nos meses de Setembro, Outubro e Novembro de 2003.
Para avaliar a Motivação Profissional escolhemos três factores influenciadores da mesma: Ca­racterísticas do Trabalho, Sistema de Recompensas e Variáveis Individuais. No estudo das Ca­racterísticas do Trabalho foi utilizado o Modelo de Job Design de Hackman e Oldham (1980). Para estudarmos o Sistema de Recompensas utilizámos o Modelo do Michingan Organizational Assessment Questionnaire (1983). No estudo das Variáveis Individuais foi utilizado o Modelo de Rotter. No estudo da Qualidade Percepcionada e Satisfação dos Utentes utilizámos o Modelo de Parasuraman et al (1985).
Dos resultados obtidos salientamos como principais conclusões: a Motivação Profissional dos Enfermeiros não tem influência na Percepção da Qualidade dos Cuidados nem na Satisfação dos Utentes; a Estrutura Hospitalar não influencia a Motivação e a Satisfação Profissional dos Enfer­meiros; a Qualidade de Cuidados Percepcionada e Satisfação dos Utentes são influenciadas essen­cialmente pela Estrutura Hospitalar na qual são prestados os cuidados e a Satisfação dos Utentes está fortemente relacionada com a Qualidade de Cuidados Percepcionada.

Palavras-chave: Motivação profissional; Qualidade de Cuidados; Satisfação dos Utentes/Clientes.