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A SIMULAÇÃO DE CUIDADOS COMPLEXOS - UMA NOVA FERRAMENTA

 

Leonel Preto
Professor Adjunto na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança
Adília Fernandes
Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança
Carlos Magalhães
Professor Adjunto na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança

 

Resumo

 

A simulação é uma estratégia formativa que visa melhorar habilidades e competências clínicas. O pressuposto básico que subjaz ao incremento das práticas simuladas em cuidados de enfermagem é a de que esta ferramenta favorece o processo formativo ao confrontar o aluno com situações predefinidas. Na tentativa de resolução dessas situações, e orientado pelo professor, o formando contextualiza o problema do qual detém um conhecimento prévio ,pondo em jogo todos os subsídios teóricos adquiridos em sala de aulas, com vista a à compressão /solução do problema. Este método de ensino ajusta-se às situações que envolvam processos de tomada de decisão, ou então a actividades práticas e cuidados complexos, em que a exigência da tarefa excede a habilidade na tarefa, e o treino pode aperfeiçoar o desempenho e reduzir o erro. Com o crescimento da complexidade dos problemas reais a simulação constitui uma ferramenta cada vez mais usada em várias áreas do conhecimento. Alguns conceitos referentes a esta técnica de ensino são aqui apresentados.

 

Palavras-Chave: Simulação; simuladores; cuidar; formação.