Revista Investigação em Enfermagem (2006), nº14 - Agosto: 3 - 15
SUPERVISÃO EM ENSINO CLÍNICO DE ENFERMAGEM: TRÊS OLHARES CRUZADOS
JOÃO FILIPE LINDO SIMÕES (*)
ANA PAULA BELO (**)
MARIA JOSÉ FONSECA (***)
ISABEL ALARCÃO (****)
NILZA COSTA (*****)
Palavras chave: Supervisão; Ensino Clínico de Enfermagem; Episódios Significativos.
Resumo
O presente artigo enquadra-se na área da Supervisão da formação inicial de enfermeiros, incidindo na representação dos alunos, enfermeiros cooperantes e docentes sobre a supervisão em ensino clínico de enfermagem. Resulta da triangulação de três estudos realizados na Universidade de Aveiro no âmbito do Mestrado em Supervisão. Desenvolveram-se três estudos exploratórios de natureza qualitativa a partir da narração de episódios significativos no âmbito da supervisão em ensino clínico, tendo-se procedido à análise de conteúdo das referidas narrações. Subjacente a este processo, está a Técnica dos Incidentes Críticos que foi utilizada como norteadora da construção do nosso instrumento de colheita de dados. O conteúdo das narrações foi organizado nas seguintes áreas temáticas: Representações sobre o processo de supervisão em ensino clínico de enfermagem; A relação em contexto de supervisão em ensino clínico; Desenvolvimento de competências em ensino clínico de enfermagem; Estratégias de supervisão utilizadas em ensino clínico; Condições de trabalho para a supervisão em ensino clínico.
(*) Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro
(**) Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias
(***) Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo
(****) Universidade de Aveiro - Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa
(*****) Universidade de Aveiro - Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa