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VIVÊNCIAS E PERCEPÇÕES DO ESTÁGIO NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM(1)

 

Manuel do Nascimento Silva Paulino (2)

Resumo
A fundamentação teórica que sustenta esta investigação começa por fazer uma breve resenha histórica do ensino de enfermagem e da sua evolução, do historial do estágio na enfermagem e por fim, das vivências e percepções do estágio, incidindo em aspectos como, o acolhimento e a integração do estudante nos serviços e instituições, a orientação, os problemas sócio-emocionais, a aprendizagem e os aspectos vocacionais. Com a realização deste estudo pretendeu-se identificar as vivências e percepções do estágio nos estudantes de enfermagem e compreender o tipo de influência dos dados sócio-demográficos e de alguns aspectos inerentes ao curso e ao estágio. Para a sua concretização procedeu-se a um estudo descritivo-correlacional, não experimental, transversal e analítico, com 304 alunos de enfermagem em contexto de estágio e o instrumento de colheita de dados utilizado foi o Inventário de Vivências e Percepções de Estágio de Caires e Almeida, adaptado aos estudantes de enfermagem.

Palavras-chave: Estágio; Vivências e percepções; Estudantes de enfermagem.

 (1) Artigo síntese da Dissertação de Mestrado em Sóciopsicologia da Saúde.
(2) Assistente do 2º Triénio na Escola Superior de Saúde da Guarda. Curso de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria. Mestre em Sóciopsicologia da Saúde.