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OPINIÃO


O AGIR EM ENFERMAGEM RELAÇÃO DE AJUDA - PROCESSO DE ENFERMAGEM
 

Célia Negrão (Bacharelato em Enfermagem, Enfermeira Generalista, Ortopedia- 4 do Hospital da Prelada no Porto)
Márcia Cruz (Bacharelato em Enfermagem, Licenciada em Psicologia , Enfermeira Residente, Ortopedia-4 do Hospital da Prelada no Porto)
 
RESUMO
Se pensarmos nos objectivos da relação de ajuda, rapidamente percebemos que ajudar o cliente a ultrapassar uma provação, resolvendo uma situação problemática, real ou potencial, através do reencontro do seu nível de funcionamento pessoal satisfatório, é simultaneamente conhecê-lo antes e durante essa situação problemática. Só através deste conhecimento é possível levantar diagnósticos de enfermagem (ou fenómenos) e delinear conjuntamente (enfermeiro- cliente) um plano de acção (cuidados de enfermagem) que terá que ser avaliado e readequado até á resolução do problema e restabelecimento do equilíbrio. Assim, o que se pretende reflectir, é o modo como é possível integrar os princípios básicos da relação de ajuda no exercício profissional, com base no processo de enfermagem.