A FORMAÇÃO DE SUPERVISORES PARA A SUPERVISÃO EM ENSINO CLÍNICO
Sérgio Soares
Enfermeiro Especialista em Enfermagem Medico-Cirurgica do Hospital José Luciano de Castro de Anadia, Mestre em Supervisão e Doutorando em Supervisão pela Universidade de Aveiro
RESUMO
Ao longo do exercício profissional, a experiência dos enfermeiros encontra-se associada a múltiplas e condicionantes actividades de formação nos contextos de trabalho. Diversos estudos revelam que os problemas decorrentes da formação de futuros profissionais prendem-se com a formação dos supervisores em ensino clínico.
A investigação produzida indica ainda um conjunto de estratégias que parece ter efeitos positivos no bem-estar de enfermeiros e estudantes de enfermagem. A supervisão em ensino clínico emerge nas unidades de cuidados como uma forma sistemática de desenvolvimento de competências dos estudantes. Esta investigação, dentro de um paradigma interpretativo, associada a Estudo de Caso, refere-se a um conjunto de profissionais que frequentaram um curso de supervisão em ensino clínico.
O propósito central do estudo foi o de constituir um subsídio para desenhar um programa de formação nesta área. Foram identificados os seguintes objectivos: Compreender as representações dos enfermeiros sobre a formação em Supervisão em Ensino Clínico; Identificar as áreas em que estes se encontram deficitários; Identificar os módulos de um programa formativo de Supervisão em Ensino Clínico.
Os dados foram recolhidos por questionário, documento de avaliação do curso e reflexão final. A investigação sugere a necessidade de se estabelecer um programa obrigatório de formação em supervisão em ensino clínico nos moldes propostos.
Um plano sistematizado de supervisão em ensino clínico ajudaria os enfermeiros a reflectir nas suas actividades na formação de estudantes.
PALAVRAS-CHAVE: Programa de Formação; Supervisão em Ensino Clínico