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Investigação em
Enfermagem nº 4
Agosto 2001

ARTIGOS CIENTÍFICOS DESTE NÚMERO

Práticas de enfermagem: algumas reflexões sobre o estado da arte da investigação
Marta Hansen Lima Basto; Maria Teresa Magão

Diários de aprendizagem - Promoção da reflexão na prática clínica
Esperança do Gago Alves Pereira

Satisfação profissional dos enfermeiros do Centro Regional de Oncologia de Coimbra. Estudo descritivo das relações com padrões de vinculação, ansiedade perante a morte e interesses vocacionais
Paulo Alexandre C. Ferreira

Avaliação da qualidade dos cuidados - perspectiva do utente
Rosa Cândida de Carvalho Pereira de Melo

Assistência de enfermagem ao paciente idoso durante o periodo transoperatório
Meives Aparecida Rodrigues de Almeida

Impacto de um programa de informação estruturada na recuperação pós-operatória
Maria Nazaré Ribeiro Cerejo

 

EDITORIAL

Numa época que nos faz lembrar a praia, o mar e o descanso, decerto merecido pelo esforço dispendido ao longo de um ano de trabalho, não podemos deixar de nos preocupar com a situação indefinida e persistente de muitos dos problemas de saúde com que os cidadãos se deparam no seu quotidiano.
Continuamos a assistir ao adiamento consecutivo de decisões e reformas em relação aos vários problemas que afectam o SNS, como por exemplo, a nova lei de base da saúde, os financiamentos, a promiscuidade entre o público / privado e o ensino de enfermagem, que criam uma situação de indefinição que se repercute na motivação e no empenho dos profissionais de saúde e, por acréscimo, na qualidade dos serviços prestados à população.
Enquanto se mantém esta apatia generalizada, este período pode ser também uma excelente fase para restabelecimento de “energias”, de reflexão sobre as actividades desenvolvidas e de concepção de novos projectos.
De novos projectos de investigação, não só académicos e de concepção mas, também e, essencialmente, relacionados com a prática clínica, pois apenas os serviços que demonstrem ter uma boa relação custo-eficácia em termos de internamentos mais curtos, diminuição de custos globais, diminuição da utilização dos serviços sociais e de saúde onerosos serão compensados e reconhecidos. Será através de estudos sistemáticos e rigorosos dos fenómenos que influenciam a prática, de estudos que demonstrem e justifiquem o impacto dos cuidados de enfermagem na saúde dos cidadãos, é que os enfermeiros podem construir a sua base de conhecimentos e serem incluídos em qualquer configuração que se adopte no futuro sistema de saúde.
O reconhecimento da enfermagem portuguesa passará também pelo sua afirmação na comunidade científica internacional. Isso só será possível com a realização de projectos de investigação em comum com outros países e pela divulgação das pesquisas realizadas em periódicos reconhecidos internacionalmente, assim como, através das novas tecnologias de informação. Neste contexto, para que a investigação produzida por enfermeiros portugueses, nomeadamente, a que é publicada na RIE, fique também acessível à comunidade científica internacional, o Conselho Editorial da RIE, numa primeira fase e a partir do próximo número 5, irá passar a exigir aos autores um “abstract” e “keywords” em língua inglesa, que poderá também ser consultado no site
www.sinaisvitais.pt.
Quanto aos artigos que recebemos para publicação continuam a ser, na sua maioria, de investigações realizadas em âmbito académico e, por isso, os artigos apresentados nesta edição são, uma vez mais, o reflexo dessa situação.
Excepção a essa regra é um artigo intitulado “Práticas de enfermagem: algumas reflexões sobre o estado  da arte de investigação” em que as autoras fazem uma reflexão e uma análise pertinente da situação actual da investigação nacional realizada por enfermeiros, tendo em conta os contextos em que é desenvolvida e as tendências de evolução previstas e necessárias.
Um problema sempre actual e pertinente é a aprendizagem dos estudantes de enfermagem e as metodologias pedagógicas utilizadas nessa aprendizagem. O trabalho “Diários de aprendizagem – Promoção da reflexão na prática clínica” aqui publicado dá ênfase aos “diários de aprendizagem” como elemento de reflexão durante a aprendizagem na prática clínica.
É reconhecido por todos que a satisfação profissional dos enfermeiros depende de diversos factores, nomeadamente, das características específicas de determinadas patologias que apresentam os nossos utentes. Segundo o autor do artigo “Satisfação Profissional dos Enfermeiros do Centro Regional de Oncologia de Coimbra – Estudo descritivo das relações com padrões de vinculação, ansiedade perante a morte e interesses vocacionais”, mais importante que conhecer o nível de satisfação, será compreender as razões ou os motivos que estão na sua determinação e na essência da sua génese, isto é, as razões que impulsionam os enfermeiros para desempenharem a profissão.
O idoso e os seus problemas específicos é actualmente uma das áreas de maior interesse para os profissionais de saúde. Neste âmbito, a síntese de investigação “Assistência de enfermagem ao paciente idoso durante o período transoperatório”  pretende verificar e analisar os cuidados de enfermagem prestados ao idoso no período compreendido entre a recepção no bloco operatório até à sua recuperação pós-anestésica.
Finalmente, o último artigo editado nesta revista, é uma investigação desenvolvida em contexto de trabalho “Impacto de um programa de informação estruturada na recuperação pós-operatória” que pretende dar a conhecer a importância e o impacto de um programa de informação estruturado nos níveis de ansiedade no pré e pós-operatório de utentes submetidos a cirurgia electiva.
Terminamos, reformulando o convite para nos fazerem chegar as sínteses das vossas investigações, esperando que a época de verão seja inspiradora para novos projectos.

Arménio Cruz



Revista Investigação em Enfermagem (2001), nº4 - Agosto: 3-11
Práticas de enfermagem: algumas reflexões sobre o estado da arte da investigação

MARTA LIMA BASTO(*)
MARIA TERESA MAGÃO(**)

Palavras chave: Saber; práticas de enfermagem; contexto do sujeito; contexto profissional; contexto da acção.

Resumo: O artigo aborda os conceitos de prática e formas de teorização sobre a prática. Dá conta dos estudos portugueses e estrangeiros analisados no sentido de apreender o estado da arte da investigação sobre as práticas de enfermagem. Dos 315 documentos analisados (resumos de estudos e artigos publicados) 190 referem-se a estudos portugueses, dos quais 52 relacionam as práticas de enfermagem com o contexto do sujeito, 36 com o contexto da profissão e 102 com o contexto da acção, de acordo com o modelo de Le Boterf adaptado por Rebelo (1997). Da análise e questionamento levados a cabo no âmbito do seminário O estado da arte relativo à investigação sobre as práticas de enfermagem, que teve lugar em Junho de 2000 na UIED, ressalta a necessidade de os estudos sobre as práticas de enfermagem não poderem deixar de as relacionar com os vários contextos de que são função. Fica reforçada a importância da análise das práticas e da formalização dos saberes inscritos na acção, na construção das problemáticas próprias de enfermagem. A análise do estado da arte da investigação sobre as práticas de enfermagem permitiu tomar decisões sobre o projecto de investigação a levar a cabo no âmbito da UIED sobre os saberes práticos no quotidiano da interacção enfermeiro-cliente.



Revista Investigação em Enfermagem (2001), nº4 - Agosto: 12-19
DIÁRIOS DE APRENDIZAGEM - PROMOÇÃO DA REFLEXÃO NA PRÁTICA CLÍNICA**

ESPERANÇA GAGO ALVES PEREIRA (*)

Palavras chave: Aprendizagem reflexiva; Promoção da reflexão; Diários de aprendizagem; Experiências significativas.

Resumo:
A aprendizagem no ensino de enfermagem deve enquadrar-se numa aprendizagem reflexiva. Um estudo descritivo de análise qualitativa/interpretativa teve como objecto, os alunos da Escola Superior de Enfermagem Calouste de Gulbenkian de Braga. A estratégia por nós utilizada para a promoção da reflexão durante a aprendizagem na prática clínica foram os diários de aprendizagem. Constatamos que os diários de aprendizagem motivam o esclarecimento de ideias ou acontecimentos confusamente experienciados, já que a escrita funciona como um mediador da reflexão da acção. Bem como nos sugere que as experiências significativas, surgem a partir da observação e da consciencialização das acções através da reflexão e ao promover a reflexão através da experiência, também favorece a articulação entre teoria e prática.

* Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem de Calouste Gulbenkian (Braga). Com o Curso de Enfermagem de Reabilitação, Pós-graduação em Ciências da Educação (Univ. Aveiro); Mestre em Ciências de Enfermagem (Univ. do Porto - ICBAS).
** Síntese de trabalho de investigação realizado no 3º Curso de Mestrado em Ciências de Enfermagem da Universidade do Porto no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar.



Revista Investigação em Enfermagem (2001), nº4 - Agosto: 20-28
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DOS ENFERMEIROS DO CENTRO REGIONAL DE ONCOLOGIA DE COIMBRA. ESTUDO DESCRITIVO DAS RELAÇÕES COM PADRÕES DE VINCULAÇÃO, ANSIEDADE PERANTE A MORTE E INTERESSES VOCACIONAIS.

PAULO ALEXANDRE C. FERREIRA (*)

Palavras chave: Satisfação profissional; Enfermeiros; Oncologia; Vinculação; Morte; Vocação.

Resumo: É preciso compreender que os profissionais de enfermagem são pessoas que cuidam de pessoas. A Oncologia é uma temática com características próprias que deve ser analisada de forma própria. Este trabalho tem por objectivo conhecer e analisar as relações existentes (daqueles profissionais), entre a satisfação profissional, padrões de vinculação no adulto, a ansiedade perante a morte, interesses vocacionais e algumas variáveis sócioprofissionais. A nossa amostra é constituída por 107 enfermeiros de todos os serviços do Centro Regional de Oncologia de Coimbra (CROC). O instrumento de recolha de dados utilizado no presente estudo é um questionário composto por duas partes distintas. A primeira parte tem uma função descritiva, consistindo num conjunto de questões que pretendem caracterizar os sujeitos da amostra em termos socio-profissionais. A segunda parte é constituída por quatro escalas. A Escala de “Não satisfação” profissional de Porter adaptado à população portuguesa por L. Graça; a Escala de Vinculação do adulto (Adult Attachment Scale) adaptada à população portuguesa por Canavarro; a Escala de Ansiedade perante a morte (Death Anxiety Scale) e um Inventário de Interesses Vocacionais adaptada á população portuguesa por Joaquim Armando G.A. Ferreira.

* Assistente na Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto. Mestre em Sociopsicologia da Saúde.



Revista Investigação em Enfermagem (2001), nº4 - Agosto: 29-32
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS CUIDADOS: PERSPECTIVA DO UTENTE

ROSA CÂNDIDA DE CARVALHO PEREIRA MELO(*)

Palavras chave: Qualidade de cuidados; Satisfação das utentes; Administração de serviços de enfermagem.

INTRODUÇÃO
A qualidade nas organizações prestadoras de cuidados de saúde, tem sido abordada de inúmeras formas apresentando evidências de alguns êxitos. Contudo, os resultados estarão muito abaixo do que poderá ser desejável se o entendimento sobre o conceito da qualidade não for avaliado segundo a perspectiva dos utentes. Foi então que surgiu a nossa questão de investigação - Será que as utentes da MBB estão satisfeitas com a qualidade dos cuidados que lhe são prestados? - e consequentemente o tema da nossa pesquisa :“Avaliação da Qualidade dos Cuidados: Perspectiva do utente”
Porque este tem sido um aspecto com que sempre nos preocupámos, e agora mais do que nunca o sentimos, dado às funções de gestão que exercemos, pareceu-nos extremamente oportuno investir nesta problemática, atendendo a que nos surgiu uma óptima oportunidade para tal, nomeadamente a realização de um trabalho de investigação numa área temática por nós seleccionada, integrada no âmbito do 2º Curso de Estudos Superiores Especializados em Administração de Serviços de Enfermagem,. Será importante referir que este é não só um estudo de interesse pessoal mas também é essencialmente de interesse organizacional, uma vez que a instituição onde exercemos funções foi escolhida para a implementação do Projecto de Melhoria Contínua da Qualidade.

* Enfermeira Chefe. Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Maternidade Bissaya Barreto do Centro Hospitalar de Coimbra.



Revista Investigação em Enfermagem (2001), nº4 - Agosto: 33-41
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE IDOSO DURANTE O PERÍODO TRANSOPERATÓRIO**

MEIVES APARECIDA RODRIGUES DE ALMEIDA(*)

Palavras chave: Gerontologia; Geriatria; Idosos-cirurgia; Centro cirúrgico; Enfermagem geriátrica.

Resumo: A assistência de enfermagem a pacientes idosos no período transoperatório é um assunto que vem ganhando importância entre os profissionais da área de saúde, frente ao reconhecimento das necessidades especiais dessa clientela. O objetivo do presente trabalho foi verificar e analisar a assistência de enfermagem prestada ao paciente idoso no decorrer do período transoperatório, período esse compreendido desde a sua recepção no centro cirúrgico até o seu encaminhamento para a recuperação pós-anestésica ou para a unidade de terapia intensiva.

* Mestre em Gerontologia. Docente da Escola Superior deEnfermagem Jean Piaget/Viseu.
** Resumo de tese realizada no Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas/São Paulo/Brasil, sob a orientação da Profª Dr.ª Maria José D’Elboux Diogo



Revista Investigação em Enfermagem (2001), nº4 - Agosto: 42-59
IMPACTO DE UM PROGRAMA DE INFORMAÇÃO ESTRUTURADA NA RECUPERAÇÃO PÓS-OPERATÓRIA

MARIA NAZARÉ RIBEIRO CEREJO(*)

Palavras chave: Ansiedade; Avaliação; Informação pré-operatória; Recuperação pós-operatória.
Resumo: O estudo desenvolvido tem como principal objectivo: verificar o impacto de um programa de informação estruturado, ministrado a 28 utentes, grupo “experimental”, que vão ser submetidos a cirurgia electiva, instituído no pré-operatório imediato e avaliado no pós-operatório imediato. Como estratégias para o controlo do efeito do programa, utilizaram-se dois grupos de comparação. Assim, a um deles que se designou de “experimental 1” e foi constituído por 27 utentes, foi ministrada uma intervenção placebo. Ao outro não foi efectuada qualquer intervenção na área da comunicação, atribuindo-se-lhe a designação de grupo de “controlo”, sendo constituído por 31 utentes. Dado que a ansiedade interfere na recuperação pós-operatória, conforme referem autores como JOHNSTON (1986), MOERMAN et al (1996), KIECOLT-GLASER et al (1998), avaliou-se a ansiedade estado nos três grupos através do Inventário de Ansiedade Estado de Spielberger e a ansiedade pré-operatória com recurso à “The Amsterdam Preoperative Anxiety and Information Scale” de MOERMAN et al. (1996), após o que se desenvolveu a informação estruturada ao grupo “experimental” e o diálogo placebo ao grupo “experimental 1” e decorrida uma hora, os utentes destes dois grupos preencheram novamente as escalas de ansiedade supra-citadas. No grupo de controlo esta segunda medida não foi efectuada. No pós-operatório imediato foi avaliado o nível de recuperação nos três grupos através de uma grelha de observação. Como resultados, verificou-sehaver uma diferença significativa na condição de recuperação do grupo “experimental” relativamente aos outros dois grupos. Os utentes submetidos ao programa de informação estruturada, apresentaram menor nível de ansiedade do que os do grupo “experimental 1” e estes menor do que os do grupo de “controlo”. Verificou-se um melhor nível de recuperação pós-operatória, nos utentes do grupo “experimental” seguido do grupo “experimental 1” e por último os do grupo de “controlo”. Assim, os resultados obtidos sugerem que a informação estruturada e o diálogo placebo surtiram efeito, porém a informação estruturada revelou-se mais eficaz.

* Assistente na ESEAF. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina de Coimbra