Índice do artigo


Revista Investigação em Enfermagem (2001), nº4 - Agosto: 29-32
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS CUIDADOS: PERSPECTIVA DO UTENTE

ROSA CÂNDIDA DE CARVALHO PEREIRA MELO(*)

Palavras chave: Qualidade de cuidados; Satisfação das utentes; Administração de serviços de enfermagem.

INTRODUÇÃO
A qualidade nas organizações prestadoras de cuidados de saúde, tem sido abordada de inúmeras formas apresentando evidências de alguns êxitos. Contudo, os resultados estarão muito abaixo do que poderá ser desejável se o entendimento sobre o conceito da qualidade não for avaliado segundo a perspectiva dos utentes. Foi então que surgiu a nossa questão de investigação - Será que as utentes da MBB estão satisfeitas com a qualidade dos cuidados que lhe são prestados? - e consequentemente o tema da nossa pesquisa :“Avaliação da Qualidade dos Cuidados: Perspectiva do utente”
Porque este tem sido um aspecto com que sempre nos preocupámos, e agora mais do que nunca o sentimos, dado às funções de gestão que exercemos, pareceu-nos extremamente oportuno investir nesta problemática, atendendo a que nos surgiu uma óptima oportunidade para tal, nomeadamente a realização de um trabalho de investigação numa área temática por nós seleccionada, integrada no âmbito do 2º Curso de Estudos Superiores Especializados em Administração de Serviços de Enfermagem,. Será importante referir que este é não só um estudo de interesse pessoal mas também é essencialmente de interesse organizacional, uma vez que a instituição onde exercemos funções foi escolhida para a implementação do Projecto de Melhoria Contínua da Qualidade.

* Enfermeira Chefe. Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Maternidade Bissaya Barreto do Centro Hospitalar de Coimbra.