Revista Investigação em Enfermagem nº 20 Agosto de 2009 |
Editorial: Arménio Guardado Cruz
INCIDÊNCIA E CONTROLO DA INFECÇÃO URINÁRIA EM DOE NTES COM AVC
Incidence and control of urinary tract infection in stroke patients
Catarina Maria Duarte Fernandes
EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE À FAMÍLIA DO DOE NTE COM AVC
Education for health to family of the patient with stroke
Pedro Miguel Dias Sequeira
O PROCESSO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM À PESSOA COM DEFICIÊNCIA VENTILATÓRIA CRÓNICA - DPOC: Da evidência científica à mudança das práticas
The nursing cares process to the person with COPD: of scientific evidences to the pratical changes
Maria Manuela Almendra Magalhães
RECUPERAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DA PESSOA EM COMA POR TCE
Conscious recovery of patients in post cranium-encephalic trauma coma
Vanda Marques Pinto; Filomena Leal
COMUNICAR COM O DOE NTE EM COMA: VIVÊNCIAS DE QUEM CUIDA
Communicate with the sick person in coma: Experiences of who take care of
Ana Sofia Fernandes; Ana Raquel Pereira; Carla Sofia Dionísio Batista; João Manuel Garcia Nascimento Graveto
REPRESENTA ÇÃO SOCIAL DE REABILITAÇÃO: ESTUDO EM SALA DE AULA
Rehabilitation social representation: The classroom study
António José Pinto de Morais
EXCESSO DE PESO/OBESIDADE EM ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Overweight/obesity in students from a higher education institution in Coimbra
Fátima Conceição Martins Luzio; Andreia Gomes Sá Correia; Liliana Sofia Silva Saraiva ; Mónica Vicente Rito
SER ENFERMEIRA, ADULTA E MULHER: Na perspectiva de Levinson
Nurse, adult and woman: In Levinson’s perspective
Maria Inês Pereira Serrão
EDITORIAL
Estes últimos meses têm sido férteis em mudanças legislativas seja a nível do ensino superior,
com a aprovação do novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) e o Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico, seja a nível do Estatuto da Ordem dos Enfermeiros, que permitirá o Novo Modelo de Desenvolvimento Profissional, ou a nível do Sistema Nacional de Saúde, com o acordo verificado sobre a Nova Carreira de Enfermagem.
Estas mudanças decerto irão ter repercussões no futuro do ensino da enfermagem e nas competências profissionais e de investigação dos enfermeiros, com implicações nas suas práticas clínicas, pedagógicas e de gestão, esperando-se que tenham reflexos na qualidade dos cuidados prestados aos cidadãos.
Neste contexto, a investigação surge como um elemento fundamental para a formação e desenvolvimento dos enfermeiros, sendo um factor fomentador da qualidade de ensino e do desenvolvimento da disciplina de Enfermagem. A sua execução promove e conduz os docentes/ investigadores a uma actualização/progressão dos seus próprios conhecimentos, contrariando o comodismo, e promovem a consolidação da Enfermagem como disciplina e profissão capaz de garantir as autonomias nos diferentes contexto onde ocorra a sua intervenção.
O aumento do número de enfermeiros com mestrado e doutoramento na área da enfermagem, e/ou noutras áreas do saber, e a criação e desenvolvimento de unidades de investigação tem sido uma mais-valia, contribuindo significativamente para a produção, difusão e divulgação do conhecimento em enfermagem. Também a integração do ensino de enfermagem no ensino superior universitário, proposto por algumas entidades nacionais e internacionais, sendo já uma realidade em muitos países da Comunidade Europeia, parece ser um passo importante num futuro próximo.
Numa Europa onde se pretende alguma uniformização nos modelos de desenvolvimento profissional, verifica-se alguma incongruência a nível do ensino de enfermagem que pode ter implicações no futuro da Enfermagem em Portugal e na qualidade dos respectivos cuidados.
Apesar de parecerem estar reunidas as condições para o desenvolvimento da enfermagem, o facto de na dinâmica empreendida pelos diversos actores que têm participado nestas reformas (Ordem dos Enfermeiros, Sindicatos, Escolas de Enfermagem, Associações, etc…), se encontrarem posições diferenciadas, com algumas imposições conjecturais e sem consensos, cria-nos alguma apreensão no caminho que estamos a seguir na consolidação da Enfermagem como uma disciplina e uma profissão.
BOAS FÉRIAS.
Arménio Guardado Cruz