Revista Sinais Vitais nº 99 Novembro de 2011 |
SUMÁRIO
EDITORIAL
100ª edição da revista Sinais Vitais
A Revista Sinais Vitais está de parabéns!
O primeiro editorial!
As grandes entrevistas!
CIÊNCIA & TÉCNICA
INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM DAR BANHO AO RECÉM-NASCIDO
CUIDADOS DE ENFERMAGEM ESPECIALIZADOS À CRIANÇA INSTITUCIONALIZADA
INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO EM PEDIATRIA E REFLUXO VESICO-URETERAL
CUIDADOS CONTINUADOS DOMICILIÁRIOS EM PEDIATRIA
DADOS E RELEXÃO SOBRE A SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOS ADOLESCENTES PORTUGUESES
DESVENDAR PARA COMPREENDER E CUIDAR. GRAU DE SATISFAÇÃO DO ADOLESCENTE FACE À CONSULTA DE ENFERMAGEM QUE LHE É DIRIGIDA
EFEITO DA VARIÁVEL PREPARAÇÃO PARA O PARTO NA ANTECIPAÇÃO DO PARTO PELA GRÁVIDA - ESTUDO COMPARATIVO
FAMÍLIAS MULTIPROBLEMÁTICAS
A FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
A IMPORTÂNCIA EM MEDIR OS RESULTADOS DA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO UTENTE
EDITORIAL
Este é o número 100 da nossa Revista Sinais Vitais.
Aos que são assinantes queria agradecer, a confiança que têm demonstrado neste projecto. Desde logo quisemos e temos feito tudo para garantir que este seja um projecto editorial isento, e com qualidade.
Sei que, a isenção temo-la conseguido, mas a qualidade nem sempre esteve ao seu melhor. Cada um dos nossos leitores julgará sobre o papel que esta revista tem tido, mas atrevo-me a dizer que há um tempo antes e um tempo depois da Sinais Vitais. Nunca se tinha publicado tanto de enfermeiros em Portugal. Era necessário fazê-lo, os enfermeiros faziam, e fazem, muito pela qualidade dos cuidados de saúde, era por isso necessário dar-lhe a necessária visibilidade.
Durante estes 100 números tivemos a oportunidade de dar a conhecer as opiniões de enfermeiros que foram e são referência para todos nós. Preocupámo-nos em entrevistar pessoas significativas para a profissão, que fossem capazes de, pelos seus relatos, nos ajudarem a crescer como pessoas e sobretudo ajudar, com o seu exemplo, a desenvolver uma enfermagem mais humanista, mais científica e de mais qualidade.
Queremos nos próximos 100 números continuar a afirmar a marca Sinais Vitais, como sinónimo de vitalidade dos enfermeiros, como sinónimo de qualidade do que os enfermeiros produzem cientificamente, como sinónimo de afirmação de uma profissão com valores. Por isso continuamos a contar consigo que me está a ler.
Com a contribuição de cada um de nós enfermeiros, seremos concerteza melhores, com a sua opinião saberemos melhorar as nossas atitudes, com a sua intervenção seremos melhor conduzidos a tomar posição sobre o que afecta a profissão e os profissionais.
A Sinais Vitais quer continuar a assumir-se como isenta, mas com voz, a sua voz que é a de todos nós para uma maior dignidade e afirmação do que já somos. Por tudo isto renovo os agradecimentos a todos os que confiam neste projecto e peço para que todos os que têm opinião sobre a saúde, a enfermagem não deixem de fazer de nós o vosso arauto.
Obrigado.
António Fernando Amaral, Enfermeiro
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.