ORIENTAÇÃO DE ALUNOS EM ENSINO CLÍNICO
Natércia da Conceição Mendes Caramujo
Enfermeira Graduada do Serviço de Cirurgia, Piso 2 - Hospital do Espírito Santo – Évora E.P.E
Resumo
Este artigo constitui-se como um contributo para a discussão da problemática do ensino clínico de estudantes de enfermagem através da análise critica do contexto hospitalar onde se desenvolvem as práticas clínicas. A orientação de estudantes de enfermagem em ensino clínico é, para os enfermeiros, um investimento profissional e pessoal. Ajustar as estratégias de ensino de forma a incentivar os estudantes ao desenvolvimento de competências de pensar criticamente é demais importante. Na prestação de cuidados de enfermagem, os desafios de ensinar e de aprender articulam-se com a prestação de cuidados aos pacientes que, por sua vez apresentam problemas cada vez mais complexos. Para fazer face
à exigência da qualidade dos cuidados de enfermagem é imperativo que se ensine a reflectir sobre a prática desses cuidados.
Palavras chave: Estudantes, pensamento critico, reflexão.
Revista nº 102 - Maio 2012
Índice do artigo
Pág. 14 de 14