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ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESCALA DAS CAPACIDADES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (EVB-CIE) EM ENFERMEIROS

Carlos Vilela (1); Margarida Filipe(2)

RESUMO

A Escala Veiga Branco das Capacidades da Inteligência Emocional - EVB-CIE, que engloba cinco sub-escalas, foi construída originalmente com 85 itens para avaliar a Inteligência Emocional de professores segundo um modelo teórico de Goleman. Este artigo apresenta as características psicométricas do instrumento adaptado à população de enfermeiros, numa amostra de 214 enfermeiros de um Hospital Português. Após a análise factorial das componentes principais, pelo método de rotação Varimax, obtiveram-se 84 itens que sugerem um agrupamento em 17 factores, relativos às cinco capacidades da inteligência emocional: Autoconsciência (4); Gestão de Emoções (5); Automotivação (3); Empatia (3) e Gestão de Relacionamentos em Grupos (2). Todas as sub-escalas apresentaram alfas de Cronbach acima de 0,60. Quanto à validade do construto e consistência interna, os resultados sugerem uma configuração diferente nesta amostra de enfermeiros, quando comparada com a população original de professores. Esta validação, devendo ser mais replicada, indica o potencial deste instrumento na avaliação das capacidades de inteligência emocional dos enfermeiros portugueses, em contexto hospitalar, tanto ao nível global como ao nível de cada uma das sub-escalas.

Palavras-chave: Enfermagem, gestão em saúde, administração de recursos humanos em saúde, inteligência emocional, validade e fidedignidade, análise factorial.

ABSTRACT
ADAPTATION AND VALIDATION OF CAPACITIES OF EMOTIONAL INTELLIGENCE SCALE (EVB-CIE) IN NURSES.
Veiga Branco Scale of Emotional Intelligence Capabilities - EVB-ICE, which comprises five sub-scales, was originally built with 85 items to assess the emotional intelligence of teachers according to a theoretical model of Goleman. This article presents the psychometric characteristics of the instrument adapted to the population of nurses in a sample of 214 nurses from a Portuguese Hospital. After the principal component factor analysis by Varimax rotation method, we obtained 84 items that suggest a cluster of 17 factors for the five skills of emotional intelligence: Self-Awareness (4); Managing Emotions (5) Self-Motivation (3) Empathy (3) and Relationship Management Groups (2). All subscales have Cronbach alphas above 0,60. As for construct validity and internal consistency, the results suggest a different configuration in this sample of nurses, compared with the original population of teachers. This validation, which should be replicated in further studies, indicates the potential of this tool in the evaluation of emotional intelligence capacities of the portuguese nurses in the hospital, both globally and at the level of each of the subscales.

(1) Doutorando em Enfermagem no ICS-UCP. Mestre em Gestão Pública. Pós-graduado em Supervisão Clínica em enfermagem. Licenciado em Enfermagem. Professor Adjunto da ESE Porto .

(2) Doutoranda em Enfermagem no ICS-UCP. Mestrda Unidade Local de Saúde dee em Ciências de Enfermagem. Licenciada em Enfermagem. Enfermeira Directora da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE.


PREVALÊNCIA DE DORES NAS COSTAS E FACTORES DE RISCO ASSOCIADOS, DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Arménio Cruz (1); Henrique Nunes (2)

RESUMO

A enfermagem é uma das profissões de maior risco no desenvolvimento de problemas a nível da coluna vertebral, dado o contexto ocupacional da sua actividade. Tendo em conta as características da sua formação, os estudantes de enfermagem são também uma população de risco. No entanto, estudos recentes referem que esses problemas podem iniciar-se durante adolescência e, por isso, a dimensão, a localização e as causas de dores nas costas neste grupo de estudantes, e futuros enfermeiros, está por esclarecer. Neste contexto, esta revisão sistemática da literatura pretende identificar a prevalência e os fatores de risco de dores nas costas em estudantes de enfermagem.
Os estudos foram selecionados em diversas bases de dados de referência, entre Janeiro de 2000 e Abril de 2011, tiveram em conta critérios de inclusão e descritores pré definidos, segundo a metodologia PICO, seguindo um processo sistemático desde a seleção dos recursos de pesquisa até à avaliação crítica dos textos selecionados.
Foram incluídos 10 artigos de boa e moderada qualidade metodológica e, apesar da incongruência no conceito de dor nas costas, as prevalências variam a nível temporal e local. Os fatores de risco são multidimensionais, não se observando evidências claras.
Sugerem-se futuras investigações, de preferência prospetivas, de forma que a evidência científica resultante, permita às escolas de enfermagem desenvolverem programas e estratégias de prevenção adequadas, mais eficazes e eficientes.

Palavras-chave: Dores de costas, estudantes de enfermagem, prevalência

PREVALENCE OF BACK PAIN AND RISK FACTORS ASSOCIATED OF NURSING STUDENTS: SISTEMATIC LITERATURE REVIEW

ABSTRACT

Nursing is one of the professions with the highest risk of developing back problems, due to the occupational context of this activity.
Given the characteristics of their academic education, nursing students are also a risk group. However, recent studies state that those problems can also start throughout adolescence and therefore the dimension, location and causes of back pain in this group of students and future nurses is unclarified. In this sense, this systematical literature review aims to identify the prevalence and risk factors of back pain on nursing students. These studies were selected from several data bases of reference data, between January of 2000 and April of 2011, and took into account inclusion criteria and pre-defined descriptors, according to the PICO methodology, following a systematic process from the research resources selection to the critical evaluation of the selected texts.
Ten articles of good and moderate methodology were included and in spite of the back pain concept’s incongruousness, the prevalence varies in time and place. The risk factors are multidimensional since clear evidences were not observed.
We suggest future investigations, preferably prospective ones so that the resultant scientific evidence allows nursing schools to develop adequate prevention programs and strategies, more effective and efficient.

Keywords: Back pain, nursing students, prevalence

(1) PhD, MSc, RN, Prof. Coordenador - ESEnfC, Enfermeiro de Reabilitação, Investigador da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde, Enfermagem – UICISA-E. Contacto: Telem.:
916631039; email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
(2) MSc, RN, Docente - ESEnfC, Enfermeiro de Reabilitação, Investigador da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde, Enfermagem – UICISA-E